Sobre o Norte Conectado

Linha do Tempo

2021

Empresas selecionadas para integrarem o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00

A RNP qualificou nove empresas para integrarem o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00, projeto piloto do Programa Norte Conectado. O consócio poderá operar, manter e explorar comercialmente essa infraestrutura de forma neutra e aberta. As empresas qualificadas são: Aquamar, BRDigital, CTE Telecom, ICOM Telecom, Radiante, SEA Telecom, Simplex Informática, Telefonica e Wirelink.

Recebido o cabo subfluvial da Infovia00

No último sábado (4/9), chegou a Macapá (AP) o cabo de fibra óptica subfluvial para a implantação da Infovia 00, do Programa Norte Conectado, com extensão de 770 km. Após a realização de testes na fibra, logo a seguir teve início a etapa de transbordo, um trabalho manual, realizado 24x7, que continuará pelos próximos dias. No transbordo, o cabo deixa a embarcação vinda da Alemanha e é transferido para a balsa responsável pelo lançamento do cabo no leito do Rio Amazonas, no trecho entre Macapá e Santarém.

Prazo final de entrega das propostas

Resposta aos questionamentos do TR de Operador Neutro

A RNP divulga os documentos abaixo com as respostas aos questionamentos apresentados pelos interessados no Termo de Referência do Operador Neutro da Infovia 00, do Programa Norte Conectado:

Respostas aos Questionamentos

Prazo para questionamentos

Workshop de Apresentação e esclarecimentos de dúvidas do processo das 9:30 – 12:30h

Carta convite

Abertura de processo de cotação para Sistema óptico DWDM para iluminação de fibra óptica do cabo subaquático entre Macapá e Santarém (Infovia 00)
 

Contratação de serviços de construção, transporte, instalação, configuração, manutenção, assistência técnica e suporte de DATA CENTER MODULAR EM CONTAINER (DCMC)

A RNP publica nesta data o Termo de Referência de Contratação de serviços de construção, transporte, instalação, configuração, manutenção, assistência técnica e suporte de DATA CENTER MODULAR EM CONTAINER (DCMC) de 10 pés para as localidades da Infovia 00 (ADC/10191/2021) para a seleção e contratação de empresa visando assegurar a realização, de modo competente, econômico, seguro e com qualidade da instalação de uma infraestrutura baseada em cabos de fibras ópticas, instalados ao longo do leito de rios da Região Amazônica, interligando cinco municípios ribeirinhos: Macapá/AP, Almeirim/PA, Monte Alegre/PA, Alenquer/PA e Santarém/PA.

Publicação das respostas aos questionamentos da ADC/10097/2020 - Lançamento de cabo

A RNP publicou o Termo de Referência de Contratação de Serviço de Instalação de Cabos Ópticos Subaquático e Infraestruturas associadas (ADC/10097/2021 – acesse o TR) para a seleção e contratação de empresa visando assegurar a realização, de modo competente, econômico, seguro e com qualidade da instalação de uma infraestrutura baseada em cabos de fibras ópticas, instalados ao longo do leito de rios da Região Amazônica, interligando cinco municípios ribeirinhos: Macapá/AP, Almeirim/PA, Monte Alegre/PA, Alenquer/PA e Santarém/PA.
Este TR tinha um prazo para os interessados apresentarem seus questionamentos para o melhor entendimento e foram apresentadas 63 (sessenta e três) questionamentos. Após análise, a RNP publica suas respostas a todas as questões.

Acesse as respostas aqui.

Publicação das respostas aos questionamentos da RFI do Operador Neutro

O MCom – Ministério das Comunicações junto com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, lançaram em fevereiro uma consulta pública (acesse a RFI aqui) para ajudar a definir o modelo de contratação de um Operador Neutro (ON) para explorar comercialmente, operar e manter a Infovia 00, que está sendo implantada pela organização, dentro do Programa Norte Conectado.
A grande participação de interessados gerou vários questionamentos. Hoje, após ampla análise, é publicado o documento de respostas a estes questionamentos.

Acesse as respostas aqui.

Prazo final para entrega de contribuições da RFI do ON

A RNP lança uma consulta pública para ajudar a definir o modelo de contratação de um Operador Neutro (ON) para explorar comercialmente, operar e manter a Infovia 00, que está sendo implantada pela organização, dentro do Programa Norte Conectado. O documento considera duas alternativas: ON como empresa escolhida em processo licitatório e ON como consórcio aberto de prestadoras de serviços de telecomunicações.

Workshop de apresentação e discussão da RFI

Workshop de apresentação e discussão da RFI - 10h às 12h, virtual, no endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rfi-norte-conectado

Publicação da RFI sobre o Operador Neutro (ON)

A RNP lança uma consulta pública para ajudar a definir o modelo de contratação de um Operador Neutro (ON) para explorar comercialmente, operar e manter a Infovia 00, que está sendo implantada pela organização, dentro do Programa Norte Conectado. O documento considera duas alternativas: ON como empresa escolhida em processo licitatório e ON como consórcio aberto de prestadoras de serviços de telecomunicações.

Assinatura do Contrato com a Prysmian para a aquisição dos cabos

Em 29 de janeiro, foi assinado entre a RNP e a Prysmian (www.prysmiangroup.com) o contrato para o fornecimento de 770 km de cabo submarino, com 48 fibras ópticas, que serão empregados no lançamento do cabo subfluvial interligando Macapá/AP – Almeirim/PA – Monte Alegre/PA – Alenquer/PA - Santarém/PA. O Cabo, após lançado, permitirá a interligação das cidades a uma velocidade de até 100Gb/s.

2020

Início da construção

Site

Início da construção do portal de transparência para o Programa Norte Conectado, de acesso geral para todos

Programa Norte Conectado

Contratação de técnico especializado para fazer parte da equipe do Programa

Lançamento do PAIS

linha do tempo 1

Programa Amazônia Integrada Sustentável, atualmente Programa Norte Conectado | Programa para construir uma infraestrutura de comunicação por fibras ópticas subfluviais na região amazônica.

2019

Discussão da ideia

Discussão da ideia de estender a proposta de cabos subfluviais em uma infraestrutura de fibras ópticas para banda larga na Amazônia.

2018

Apresentação da ideia

aprender

Apresentação da ideia de uma infraestrutura de fibras ópticas para banda larga na Amazônia na reunião de diretoria da RNP.

Footer Governo